domingo, 11 de outubro de 2009

Portugal no melhor !


Fico revoltada com este país, realmente é fantástico ouvir que a alfabetização em Portugal está aumentar e que o número de alfabetos , o insucesso escolar diminuiu , bem como as negativas a Português e a Matemática. O importante não é educar e instruir pessoas, mas sim mostrar que Portugal é um país que pode se equiparar ao resto do mundo e principalmente da Europa. Afinal de contas a educação é uma medidor do desenvolvimento do país, não é verdade?
Mas depois ve-se lacunas do português do tipo: "Passa-se ou dasse as ploração","Bende-se terrenu","bontade"! È lindo não é? Ou melhor que isto é ouvir pessoas a dizer:" Fus-te ", "Comis-te " , "toxocopedente " engeneiro"! É fantástico !
Outra coisa que me irrita é pensar que tive a estudar para exames nacionais de disciplinas que não eram as minhas especificas (principalmente a matemática que eu odiava) e agora há aqueles cursos profissionais (CP) que os ditos estudantes andam literalmente o ano inteiro a fazer nenhum e acabam com médias acima dos 16 . Mas como se não bastasse só fazem exames as disciplinas que precisam para ingressar no ensino superior! Eu até entendia , se pelo menos esses alunos ficassem com num nível de preparação idêntico ao dos desgraçados do ensino normal.
No entanto falasse de de Respiração Anaeróbia, TPA, Mitose , falasse de limites, probabilidades, falasse de Fernando Pessoa e eles nem fazem a mínima ideia do que se fala. ( Isto é verídico).
É revoltante , passam a vida em estágios e é assim que tiram o 12º ano . Ocupam os lugares no ensino superior dos desgraçados que andaram o ano interior a queimar a pestana e que tiveram a infelicidade da média descer por causa de fazerem exames a tudo e mais alguma coisa!
No entanto como se não bastasse ainda há aqueles cursos das "novas oportunidades" que até lhe pagam para estudarem!God! Esses nem mereçem comentário!
Melhor do que isto é um licenciado em fisioterapia ganhar 700 euros e um técnico de vendas com um curso de um ano, tirado à noite , ganhar 1900 euros ! É sempre bom estudar quatro anos num curso para receber uma minharia.No entanto também tenho algo a dizer do outro lado da moeda: Há ainda aqueles licenciados desempregados porque o lugar deles está ocupado por um técnico da sua área com um CP, isto porque segundo as empresas é melhor pagar menos ao técnico, que segundo os patrões fazem quase o mesmo serviço!

Tenho a dizer que ponho em causa a educação, felizmente a aparência ainda não é tudo!

Canu

2 comentários:

  1. " engeneiro".... gostei!! quem será que diz??

    ResponderEliminar
  2. "Melhor do que isto é um licenciado em fisioterapia ganhar 700 euros e um técnico de vendas com um curso de um ano, tirado à noite , ganhar 1900 euros"...

    são escolhas,indecente/indigno é um licenciado ganhar 700 euros e muitas vezes "vender-se" por menos... Será a melhor escolha um curso superior???'

    ResponderEliminar